Please wait..
RICARDO RABOCO DEFENDE RECURSO À HISTÓRIA PARA RESOLVER CONFLITOS REGIONAIS

RICARDO RABOCO DEFENDE RECURSO À HISTÓRIA PARA RESOLVER CONFLITOS REGIONAIS

O Docente e Pesquisador de Ciências Políticas e Relações Internacionais, Ricardo Raboco afirmou que é importante que nos sirvamos das ilações históricas para resolver os conflitos que afligem a África Austral. Numa palestra onde pretendia apresentar estratégias para “ganhar os corações e mentes dos povos” em tempos de conflitos, Raboco fez um paralelo entre a atuacção da actual SADC e da sua predecessora, SADCC.

Na sua fala, lembrou com nostalgia aos presentes que, do ponto de vista securitário, a SADCC foi muito mais bem-sucedida do que a actual SADC. “Na SADCC havia um claro o princípio de que se um Estado está em Guerra, todos os outros estados vão em socorro deste Estado, ou seja, uma guerra contra Moçambique era uma guerra contra a região austral da África”

Dissertando um pouco sobre o conflito na região norte de Moçambique, Raboco defendeu que a força bruta e o poder de fogo adoptados pela SADC vão se mostrando cada vez menos eficazes para combater o fenómeno do terrorismo. Neste sentido, o Pesquisador apresento algumas propostas para ganhar os corações e mentes dos povos: 1) a urgência do Governo garantir ajuda humanitária para quem precisa; 2) investir na segurança das pessoas e na proteção dos direitos humanos e por fim 3) Deselitizar a SADC e devolver o papel dos povos que muito marcou a SADCC.

A Palestra teve lugar nesta Quinta-feira, 17 de Agosto e foi promovida pela repartição de História da Faculdade de Educação, contou com a participação de estudantes, docentes e demais interessados na matéria.

FONTE: UNILURIO