Please wait..
ESCIDE maior medalhado dos X Jogos da UEM

ESCIDE maior medalhado dos X Jogos da UEM

A Escola Superior de Ciências de Desporto conquistou o maior número de medalhas da X edição dos Jogos da UEM, com um total de três, seguido do Instituto Industrial de Maputo com duas medalhas arrecadadas. A Faculdade de Letras e Ciências Sociais, o Instituto Superior de Comunicação e Imagem, a Academia de Ciências Policiais, o Comando da PRM da Cidade de Maputo, o Dragão Futebol Clube, o Clube de Desportos Águias Especiais, o Instituto Superior de Ciências de Saúde, a Faculdade de Engenharia, a Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto, o Comando Geral da PRM, a Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, a Academia de Desporto para o Desenvolvimento Educacional e Económico de Moçambique (ADDECC-MOZ), a Escola Superior de Desenvolvimento Rural (ESUDER), a Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHTI) e o Departamento de Química saíram do certame com uma medalha cada. Augusto Cumbane, da ESUDER, foi o vencedor na modalidade de Xadrez.
X-Jogos-UEM-02Na cerimónia de encerramento, o Vice-Reitor para Administração e Recursos, Prof. Doutor Joel Das Neves Tembe, disse que foram sete dias de oportunidade ímpar de competição, interactividade, troca de experiências e de convívio entre estudantes da UEM e de outras instituições de ensino superior e demais parceiros, e um local privilegiado de promoção de valores intrínsecos ao desporto, tais como, o respeito, a amizade, tolerância e solidariedade.
Disse, também, que os jogos da UEM se tornam numa oportunidade de integração e de socialização de diferentes estudantes e de instituições, através das demais modalidades desportivas.
Na hora de balanço, a Directora do Centro de Desenvolvimento do Desporto e Educação Física, dra. Lurdes Munguambe, frisou que se tratou de uma edição especial, devido à celebração da X Edição dos Jogos da UEM que, além das Faculdades e Escolas localizadas na cidade de Maputo, conseguiu trazer as unidades da UEM localizadas em outras províncias.
“Foi uma semana de muita alegria, muita satisfação, convívio e confraternização entre estudantes das diversas instituições de ensino superior”, disse. Agradeceu o apoio prestado pela direcção máxima da Universidade, que tudo faz para que o desporto universitário continue sendo uma realidade.
A equipa do Comando Geral da PRM, que participou pela primeira vez na competição, deu os parabéns à UEM pela organização do evento. O representante da equipa, Issufo Ibraim, apelou para a continuidade do certame nos mesmos moldes, apesar dos 10 anos. “Deu para perceber que é um evento com muita importância para a comunidade estudantil”, frisou.
Helena Sarani, jogadora da ADDECC-MZ, manifestou satisfação pela participação nos X Jogos da UEM, onde destacou como um dos aspectos positivos a participação massiva do público. Por sua vez, Luísa Clara Matsinhe, da equipa Dragão FC (vencedora da competição em Futsal Feminino), destacou a partilha de experiência com outros atletas no âmbito desportivo. “Ocupamos o primeiro lugar, fruto de muito trabalho e prometemos mais nas próximas edições”, disse.
Refira-se que a Edição deste ano dos Jogos da UEM decorreu sob lema: “Dez anos desenvolvendo e massificando o desporto na UEM” e movimentou mais de 600 atletas nas modalidades de futebol 11, basquetebol, andebol e futsal em masculinos e femininos.

FONTE: UEM