Please wait..
Baixar Lista de autores mocambicanos e suas obras em PDF

Baixar Lista de autores mocambicanos e suas obras em PDF

Literatura é a habilidade de escrever e corrigir um texto. Brasil e Portugal publicam textos na língua portuguesa. Livros são as publicações nas quais a literatura é disseminada. Mulheres geralmente apreciam a Literatura Romântica. Dois ou mais livros formam uma coleção de livros. Várias coleções formam uma Biblioteca. Livros são escritos por escritores, que podem ser profissionais ou amadores.

Os maiores inimigos dos livros são as traças e os cupins. A literatura virtual se tornou popular graças aos E- Books. A notícia literária e a literatura histórica são chamadas não- ficção. O brasileiro aprecia os chamados Best- sellers. Conhecer a literatura é um pré-requisito dos intelectuais. As gramáticas auxiliam na escritura dos livros. As universidades incentivam a leitura entre os alunos.

A publicação online é uma forma barata de divulgação literária. Os fanzines também são um bom laboratório. A vida cultural envolve literatura, cinema e artes. O preconceito é um bom tema literário. Brasileiros ainda consomem poucos livros, em relação aos europeus. Historicamente, o proletariado tem tido pouco acesso a literatura. As crianças apreciam os livros de Ruth Rocha. Em Portugal, José Saramago foi um dos grandes escritores.

A Literatura de Moçambique é, geralmente, a literatura escrita em língua portuguesa – vulgarmente misturada com expressões moçambicanas -, por autores moçambicanos. É ainda muito jovem, mas já conta com exímios representantes como José Craveirinha, Paulina Chiziane e Mia Couto, sendo vital na exigente Literatura Lusófona.

A literatura produzida em Moçambique, como as demais literaturas africanas nos países colonizados por Portugal, era uma extensão da literatura portuguesa. Sob a forma escrita, a produção literária sedimenta-se, a partir da década de 1940, por meio de periódicos publicados por intelectuais e escritores, em geral de contestação ao colonialismo português, a exemplo do “Brado literário” que circulou no país entre 1918 e 1974 com textos de Rui Nogar, Marcelino dos Santos, José Craveirinha, Orlando Mendes e Virgílio Lemos, entre outros.

A arte literária representa recriações da realidade produzidas de maneira artística, ou seja, que possui um valor estético, donde o autor utiliza das palavras em seu sentido conotativo (figurado) para oferecer maior expressividade, subjetividade e sentimentos ao texto.

Dessa forma, a literatura possui um importante papel social e cultural envolvido no contexto em que fora criada, posto que abarca diversos aspectos de determinada sociedade, dos homens e de suas ações e, portanto, que provoca sensações e reflexões do leitor. Para o filósofo francês Louis-Gabriel-Ambroise, Visconde de Bonald: “A literatura é a expressão da sociedade, como a palavra é a expressão do homem. ”

Gênero Lírico: possui um caráter sentimental com presença do eu lírico, por exemplo, as poesias, odes e sonetos.
Gênero Narrativo: possui um caráter narrativo, ou seja, envolve narrador, personagens, tempo e espaço, por exemplo, os romances, contos e novelas.
Gênero Dramático: possui um caráter teatral, ou seja, são textos para serem encenados, por exemplo, tragédia, comédia e farsa.